18 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
19/03/19 às 15h13 - Atualizado em 20/03/19 às 9h03

Inova Jovem – Empreendedorismo para a Moçada da Comunidade

O QUE É O INOVA JOVEM?

Para reduzir a vulnerabilidade de jovens que atualmente não têm acesso ao trabalho formal, apresentamos à Região Administrativa de Vicente Pires o Inova Jovem, ação de atendimento a jovens empreendedores de comunidades carentes que oferecerá curso EAD, com apostilas e video aulas contendo o passo a passo para a estruturação de um negocio em formação.

O Inova Jovem é uma importante ação dentro do Plano Juventude Viva – que tem como objetivo criar oportunidades de inclusão social e de autonomia para os jovens com idade entre 15 e 29 anos expostos às situações de violência física e simbólica nos municípios de maior vulnerabilidade para a juventude nessa faixa etária – que vai possibilitar ao jovem desenvolver seu talento, gerar renda e administrar o seu próprio negócio buscando oportunizar a emancipação e a autonomia desses jovens em atual situação vulnerável, proporcionando alternativas em relação ao desemprego.

O projeto atenderá cinquenta jovens com aulas a distância de capacitação, proporcionando geração de renda por meio do empreendedorismo. Será disponibilizada 1 turma de 50 alunos na Região Administrativa de Vicente Pires.

O objetivo geral deste projeto é: disseminar a cultura do empreendedorismo para jovens negros e negras, de 18 a 29 anos, residentes em comunidades com maior vulnerabilidade social.

Este projeto tem como objetivos específicos:

• Capacitação de cinquenta jovens empreendedores de 18 a 29 anos;

• Gerar renda a partir da construção de novos negócios ou aperfeiçoamento de negócios já existentes;

• Possibilitar a autonomia financeira dos jovens atendidos;

• Colaborar com a redução da violência contra os jovens negros e negras, por meio do empreendedorismo como alternativa ao desemprego;

• Proporcionar alternativas em relação ao desemprego;

• Disseminar a cultura do empreendedorismo nas comunidades de maiores índices de vulnerabilidade social nas localidades atendidas;

• Possibilitar acesso aos jovens negros e negras de baixa renda a metodologia By Necessity e;

• Contribuir para o desenvolvimento da economia local, por meio do desenvolvimento das iniciativas dos jovens empreendedores atendidos.

COMO FUNCIONA?

A ação consiste em um curso de curta duração, no qual os jovens poderão se capacitar, aprender os passos para o desenvolvimento de um negocio e elaborar o proprio plano de negócios. O curso é baseado na metodologia By Necessity, com foco no pequeno e médio empreendedor. Ela é acessível e leva em conta as limitações que frequentemente são impostas àqueles que empreendem por necessidade, como a falta de tempo, ausência de investimento inicial e de conhecimentos teóricos sobre marketing e administração, assim como a necessidade de retorno financeiro imediato.

Serão disponibilizadas apostilas de empreendedorismo em dez etapas, e dez vídeos explicando o passo a passo de cada etapa. Além disso, o aluno também terá acesso a cinco e-books complementares que apresentam dicas para empreender e como realizar vendas por meio das redes sociais.

O projeto pretende auxiliar no combate à violência estimulando a autonomia financeira dos jovens. O objetivo é reduzir os índices de violência, pobreza e desigualdade, com ações de empreendedorismo e geração de renda.

A administração Regional de Vicente Pires irá disponibilizar os computadores da biblioteca para aqueles que não tenham instrumentos para acessar o conteúdo em suas residencias em virtude de condição social.

CONTEÚDO.

1. Etapas (Apostilas e VídeoAulas)

1.1 – Largada

1.2 – Eu, Meu Negocio

1.3 -Criatividade e Inovação

1.4 – Pra Onde Vou

1.5 – Planejamento e pesquisa: os atalhos para o sucesso

1.6 -Comunicação: a alma do negócio

1.7 – Vendas: Money, Money, Money

1.8 – Recursos humanos quem cuida do que?

1.9 – Economia e Finanças: quebrando a banca

2.0 – Minha Análise

O conteúdo online ficará disponível para a turma, que será composta por 50 (cinquenta) alunos, até o dia 8/9/2019, totalizando a duração de cinco meses.

INSCRIÇÃO

A Inscrição poderá ser realizada através de formulário a ser preenchido no website da administração regional de vicente pires, através do link: https://goo.gl/forms/aEWGQcaXgUGoKGxX2.

Até o dia 5/4/2019, todos os logins e senhas serão encaminhados para os e-mails cadastrados, via formulário próprio.

Mapa do site Dúvidas frequentes