GDF - Administrações Regionais
8/11/17 às 9h39 - Atualizado em 8/11/17 às 10h19

ALISTAMENTO MILITAR

A Administração Regional de Vicente Pires ainda não conta com posto de atendimento da Junta Militar, sendo assistida pela Junta Militar de Águas Claras/DF (Clique aqui e saiba endereço)

Descrição

O alistamento militar é um ato obrigatório que deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 2 de janeiro até o último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos na Junta de Serviço Militar. Após esse período, o alistamento só será possível mediante pagamento de multa.

Requisitos

Ser cidadão brasileiro ou naturalizado, do sexo masculino, e estar completando 18 anos.

O jovem deve procurar a Junta de Serviço Militar, munido dos seguintes documentos:

– Documento de identidade. No caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção.

Obs: São considerados documentos de identidade, conforme Lei 12.037 de 1° de Outubro de 2009 (dentro da sua validade): Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Identificação funcional ou outro documento público que permita a identificação do alistado.

– Comprovante de residência ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador bastante;

– 1 foto 3 x 4; (recente, de frente e sem retoques);

Caso o cidadão esteja residindo no exterior, deverá procurar o Consulado e Embaixada do Brasil.

Local, horário e forma de prestação de serviço

– Alistamento On-line:

Através do site http://www.alistamento.eb.mil.br

, o cidadão pode fazer o alistamento militar, tanto para moradores que residem no Brasil quanto no Exterior.

– Alistamento presencial:

Etapas do Serviço:

Assim que o cidadão for alistado e designado para a Seleção Geral, receberá o Certificado de Alistamento Militar (CAM). No verso, encontrará a data, local e hora de apresentação para a Seleção Geral.

Prazo do serviço

No momento do alistamento, o cidadão já recebe imediatamente o CAM (Certificado de Alistamento Militar), constando no verso a data, local e hora de apresentação para a Seleção Geral.

*O alistamento é obrigatório para homens, sujeito a aplicação de multa e sanções caso não o faça. (Clique aqui e saiba mais)